Pantone, cor do ano Greenery

Afinal o que é essa Pantone que todo ano/estação
dita a cor da moda?

A empresa

Fundada em 1962, por Laurence Herbert,
 no início fabricavam cartões de cores para companhias  de cosméticos.
Seu primeiro sistema de cores foi criado em 1963, que consistia em uma identificação precisa das cores , feita através de números.

A ideia do sistema é  escolher as  cores por números, que serão exatamente a cor que você pediu.

Onde é utilizado

As cores são utilizadas na indústria gráfica, téxtil, de tintas e plásticos.
A utilização da paleta Pantone é recomendada quando se quer uma fidelidade à cor escolhida, como por exemplo  a bandeira escocesa é definida pela cor Pantone 300. Outros países também utilizam  a paleta para indicar as cores específicas  para suas bandeiras.
Não só os países, mas grandes empresas, também usam a tabela de cores Pantone, para fidelizar as cores das suas marcas e logotipos.

Como funciona o sistema de cores

Enquanto o sistema CMYK, que tem como base quatro cores de intervalo, é o mais utilizado por gráficas e impressoras do mundo todo, o sitema Pantone é feito através de uma mistura específica de pigmentos pra chegar ao resultado final, também permite criar cores exclusivas, 
metálicas e fluorescentes.


Como são  escolhidas as cores do ano

Além de um pesquisa de campo que os pesquisadores da Pantone fazem, as cores são escolhidas  na semana de moda de Nova York,  as cores que mais aparecem nos desfiles são eleitas as "queridinhas" do ano.


 pantone

A cor queridinha do ano é o Greenery.
Explicação da escolha no site da Pantone:

“Greenery é a cor dos recomeços. Seu tom cítrico levemente amarelado evoca aqueles primeiros dias da primavera, quando o verde da natureza começa a renascer, restaurar, renovar. Sua associação com folhagens e a exuberância da vida ao ar livre sinalizam ao consumidor o momento de respirar fundo, se oxigenar e revigorar.
Greenery é o tom neutro da natureza. Quanto mais submersas as pessoas estiverem na vida moderna, mais elas sentirão a necessidade de imergir na beleza física do mundo natural. Essa mudança se reflete na proliferação de todas as coisas “Greenery” no nosso dia a dia, do planejamento urbano à arquitetura, passando pelo design e lifestyle. Antes uma constante periférica, a cor está agora sendo puxada para o primeiro plano, se tornando uma matiz onipresente no mundo.”


Nos dias atuais a marca Pantone é aliada a grandes marcas como, Sephora, com a  linha de maquiagens, Gap, com uma linha de camisetas utilizando a paleta Pantone, Nespresso, com uma linha de xícaras e por aí vai...

A associação mais polêmica foi com a Universal Pictures com a criação do Amarelo Minion.
A cor  foi inspirada nos personagens do filme Meu Malvado Favorito.
Com muitas   polêmicas de aprovações e reprovações devido ao nome da cor, esta é a primeira cor do catálogo sem números.


E você gostou da escolha da cor, aplica as cores dos lançamentos no deu dia-dia?


♥♥ Bjinhos criativos ♥♥




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