ARTESANATO OU INDUSTRIANATO ?

Encontrei este post nas minhas andanças pela net ,
achei muito haver com os "modismos "que estão por aí.


""Segundo a UNESCO, “produtos artesanais são os produzidos por artesãos, totalmente à mão ou com a ajuda de ferramentas manuais, ou, ainda, com a utilização de meios mecânicos, desde que a contribuição manual direta do artesão seja o componente mais importante do produto acabado.” Ou seja, muita coisa que é vendida como artesanato por aí, na verdade é industrianato, produzido em série e sem a valorização do artesão.

No artesanato as peças são exclusivas, cada uma com sua particularidade, com valor simbólico e cultural. É uma produção original e criativa. O industrianato, por sua vez, é um misto de produto industrial com artesanato e não tem todo esse valor agregado. Sem contar que, por ser mais barato, ainda tira o espaço nas prateleiras do produto dos artesãos.""

Para ler a matéria completa clique aqui

Não deixem de ler os comentários,tem bastante dúvidas esclarecidas por lá. 



Lembram da jaqueta que mostrei aqui ,
tirei o modelo desta revista Manequim
edição 547 julho 2005
modelo n° 337



 ♥♥♥  bjos e até a  próxima ♥♥♥





2 comentários:

  1. Oi Mônica,
    É por isso que nem sempre é valorizado, no verdadeiro conceito, entra o feito um por um, totalmente feito à mão, como está no texto, sempre como uma característica única.

    bjs
    Ótimo finde!

    ResponderExcluir
  2. Bem verdade Maria,
    e pensar que a gente faz com tanto amor e carinho e as pessoas tem coragem de dizer que é caro, que podia dar desconto e outras coisas mais....
    bjão

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário,dúvidas e sugestões
conversando a gente se entende !!!

Pinheiro de Natal

 Esse tempo de Natal deixa a gente super inspirada, ainda mais quando se fala em experimentar novos projetos. Vou mostrar co...