sexta-feira, agosto 26

Origens do Patchwork

A origem do Patchwork tem várias histórias, lendas por assim dizer.
Mas a verdade é que já existiam desde 3.400 a.C.,  
Também muito presente nas civilizações da Índia, Pérsia, Egito, Japão, Tailândia e pela Ásia
foram encontrados quilts  em tumbas de reis e rainhas, nos desenhos das pirâmides os faraós  usavam  roupas  com  detalhes muito semelhantes ao patchwork.

No começo as peças de Patchwork eram muito usadas para proteção contra o frio, cortinas, uniformes de soldados. Muitos usavam pele de animais entre o topo e o forro do quilt, cada época se adapta com o que tem à mão, assim os cobertores, principalmente, conseguiam aquecer bem mais nos invernos mais rigorosos. 

A história do patchwork muitas vezes é confundida com a colonização norte americana, mas há relatos de 12.000 anos atrás, no século XVI, época de Henrique VIII, em que  a técnica começou a  ser utilizada como forma de presente para os ricos da sociedade. Com  esse relato podemos ver que o patchwork nunca foi uma técnica para os menos afortunados, de qualquer época.

Na Europa Ocidental, durante o século XVI, no tempo das Cruzadas, foi que   a técnica se desenvolveu com maior influência, foi muito usada para fazer vestimentas para os soldados usarem por baixo  da armadura, nessa época o patchwork tinha uma função utilitária e usava-se muitos restos de tecidos.

Na América do Norte, em meados do século XVII, os colonizadores começaram a ter uma preocupação com a beleza do trabalho de patchwork as mulheres eram "permitidas"a se reunir fora de suas casas para quiltar eram as quilteiras ou quilting bees.

No começo a arte de quiltar e fazer patchwork era feito somente por mulheres com bom poder aquisitivo pois os tecidos precisavam ser importados. Somente em 1940 foi que a técnica começou a se difundir pelas classes mais baixas, quando tecidos de qualidade e valor inferior,começaram a surgir.

Sarah Kay::
Até a próxima aventura.
♥♥ Bjinhos criativos ♥♥

Um comentário:

  1. Obrigada pela partilha!

    SE gosta de gelatina:

    http://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2016/08/receitas-com-gelatina.html

    Bom sábado!!!

    e se gosta de croche:

    http://asarteiricesdagracinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário,dúvidas e sugestões
conversando a gente se entende !!!