A ARTE do QUILTING

O QUE  dá o esplendor, de um trabalho de PATCHWORK, com certeza é o QUILTING.

Amado por muitas, temido por outras mais, o QUILTING, não tem regras, mas  tem seus segredos  na hora ser trabalhado e com um pouco de prática todos que admiram essa arte conseguem desenvolve-la sem muita complicação.

O que é o QUILTING?

A palavra quilting  vem do latim culcita colchão ou almofadão preenchido com algo macio e quente e usado para deitar ou cobrir.

É um bordado, por assim dizer, feito para unir  as três camadas do patchwork, topo, manta e forro. 



QUILTING à  MÃO:

Pode ser considerado a mais tradicional das técnicas  de acolchoamento  do patchwork. Quando ainda não existiam as máquinas  de costura, as costuras bem como os quilts eram todos feitos à mão. Hoje em dia, ainda existem pessoas que fazem tudo à mão, da costura ao quilt, sendo que pela demora e valorização do trabalho feito à mão, o custo da peça seja mais elevado do que uma peça quiltada na máquina. Mas há também  quem faça o patchwork na máquina e quilta à mão. Tudo é uma questão de gosto e todo trabalho finalizado é maravilhoso.


QUILTING na  MÁQUINA:

Desde a revolução industrial as coisas ficaram muito mais fáceis e práticas. O quilting foi muito bem adaptado para as máquinas de costura, há muitos pezinhos para adaptar nas máquinas para facilitar  os desenhos de quilting. 

Há muitas variações do QUILTING entre elas estão o quilting livre, reto,matelassê, com textura, contorno de desenhos, trapunto, na vala.


Quilting livre:

Feito sem  desenhos ou formas pré definidas, nessa técnica abaixam-se os dentes da máquina (há professoras que dizem não precisar, mas isso depende de cada máquina)  usa-se um calcador especial e deixe sua imaginação fluir.

Calcador Janome 200340001 aberto para Quilting livre e Bordado - 775345 - Singer Apreferida do Brasil:    Calcador Quilting Livre Singer, Janome, Brother, Elna. Patch:
Dois exemplos de calcadores para o quilting livre.




QUILTING RETO :

Consiste em fazer linhas retas no seu trabalho. Pode ser utilizado o pé Walking Foot

Calcador de Acolchoar - Walking Foot:
Pezinho Walking Foot.


MATELASSÊ:

É uma variante do quilting reto, onde são costuras linhas em diagonal, formando assim um losango ou quadrado, os mais tradicionais.

Pvc-Matelasse-Puff:  



COM TEXTURA:

Essa técnica é feita com um recheio fofinho e enquanto faz o quilting na peça os desenhos ficam em um delicado relevo.

Resultado de imagem para quilting com relevo 


CONTORNO DE DESENHOS:

Conhecido também como ecoquilting, como pode ver na imagem abaixo o contorno vai fazendo um eco.

Echo:



TRAPUNTO:

Essa técnica veio das quilteiras antigas, onde se enchem, certas partes do quilt, com enchimento, para evidenciar um desenho em especial.

trapunto:  




NA VALA:

Esse deve ser um dos quiltings mais fáceis de se fazer, pois é a  costura  bem na emenda do retalho do trabalho de patchwork. Também pode ser usado um pezinho especial para facilitar o trabalho.


Calcador para quilting na vala Original:


Esses são alguns das variantes do quilt que conheço, se você tem mais algum pra indicar, deixe aí nos comentários que atualizo o post ;) 


♥♥ Bjinhos criativos ♥♥

Um comentário:

deixe aqui seu comentário,dúvidas e sugestões
conversando a gente se entende !!!

Pinheiro de Natal

 Esse tempo de Natal deixa a gente super inspirada, ainda mais quando se fala em experimentar novos projetos. Vou mostrar co...