sábado, setembro 10

Bloco de patchwork CABANA de TORRAS (LOG CABIN)

A CABANA de TORRAS (Log Cabin) é um dos blocos mais tradicionais, simples de fazer  e são facilmente reconhecidos, por sua disposição cores claras de um lado e cores escuras do outro.

Explicação popular para montagem do bloco:


Construção de uma cabana, a peça central quadrada, geralmente composta de uma cor quente, simboliza a lareira e seu  fogo que joga luz de um lado e o outro a escuridão. Assim fica o quadrado no meio e um lado de cores claras e outro de cores escuras.


Mesmo sendo está explicação mais popular há diversas outras teorias de como surgiu este bloco:

História do bloco Log Cabin na Idade Média

Na idade Média na Europa e Ilhas Britânicas os agricultores viviam nos limites da vila e saiam todos os dias para trabalhar nos campos. Para ser justo  foi dado a cada agricultor uma parcela de ambos os campos secos e molhados. Os mapas mostravam a padronização muito semelhante ao bloco Log Cabin, isso mostra ter uma possível relação com os desenhos geométricos  gregos e romanos.

Bloco Log Cabin nas tumbas egípcias  

Quando as tumbas egípcias foram abertas, no século XIX, os britânicos encontraram milhares de de múmias de animais, em respeito aos entes queridos que partiram. Hoje algumas dessas peças se encontram no Museu Britânico e são fáceis de identificar com os desenhos do bloco Log Cabin. Alguns desenhos são coloridos com um tipo de tingimento. Como havia muitas múmias, algumas foram distribuídas para fazendeiros na Inglaterra, que usaram como fertilizantes nas suas propriedades. O cultivo da terra era muito praticado naquela época.





A tradição do bloco

As tiras costuradas a partir do centro, assim como as torras eram encaixadas a partir de uma pilastra central da cabana, a lareira, por ter um inverno muito rigoroso, muitas casas americanas necessitavam da lareira, para serem aquecidos.
A cor amarela era usada para simbolizar a lanterna, sendo um gesto de hospitalidade. O quadrado central, tem várias versões: uma delas diz que o quadrado quando era feito preto, simbolizava enforcamento e outros que durante a Guerra Civil (1800) o quadrado central preto dizia que a casa era segura para os escravos fugitivos, significava que a família era era à favor da abolição e podiam se abrigar ali sem medo.

O bloco Log Cabin tornou-se popular nos EUA, depois do assassinato  de Abraham Lincoln em 1865. Por ele ter passado sua infância  morando em uma cabana de torras em Illinoes. Ele tornou-se  um herói nacional, por acreditar  ser o responsável pela libertação dos escravos e impedir a partilha  entre o norte e o sul do país.
O bloco Log Cabin é considerado um patrimônio cultural dos EUA, além do patchwork.

Entre fatos e lendas as histórias sobre o bloco são contadas de geração para geração e a nossa admiração por ter tanta beleza.
bloco Log Cabin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário,dúvidas e sugestões
conversando a gente se entende !!!