CRAZY QUILT, variações do patchwork e suas belezas



 Cada dia que aprendo um pouco mais sobre o maravilhoso mundo que é o Patchwork, mais fico maravilhada das inesgotáveis possibilidades e variações.


 colchas de patchwork


Patchwork, crazy quilt 


O bloco crazy, no patchwork, é um bloco muito dinâmico, pois usa vários retalhos que estão no nosso "lixinho". 

Essa variante do patchwork, não segue um padrão, ficando uma coisa louca e bonita,  como seu significado mesmo diz, quilting louco, podendo inventar e reinventar o bloco quantas vezes quiser e nunca um sairá igual ao outro, são essas coisas loucas e desencontradas que me atraem. Pode-se incrementar  rendas, fitas, sianinhas, viés... tudo o que for reaproveitável do seu "lixo".


Um pouco da história

Esses exemplos de patchwork, tornaram-se populares  pelos anos 1800, era Vitoriana. Inspirações dos bordados ingleses e dos craquelâdos da cerâmica japonesa, usam-se muitos bordados nas emendas  das costuras dos blocos, tornando uma característica marcante deste tipo de patchwork.

No começo eram confeccionadas colchas pelas mulheres de classe alta com tecidos nobres   que eram fornecidos pelas indústrias recém criadas e em função da revolução industrial, que estouraram o consumismo da sociedade. Depois de um tempo, esse bloco não era mais tão apreciado entre as mulheres da alta sociedade, então caíram no gosto das mulheres rurais da época. Essas por sua vez usavam retalhos de tecidos mais resistentes e práticos e também não usavam mais os bordados pois as colchas não tinham uma função decorativa para as famílias rurais.


Minha opinião sobre o bloco

É um bloco simples de se fazer e usar retalhinhos que estão por aí é a parte mais legal, esse bloco de patchwork, já fica todo quiltado quando terminada a costura do quadrado, para iniciantes é um ótimo bloco para começar por não precisar quiltar no término da costura do bloco, só sendo necessário emendar  os blocos e colocar um forro unindo tudo com viés. Depois de prontos os blocos podem ser confeccionadas colchas, almofadas, bolsas... 

Muitas são as maneiras de fazer escolha você a sua e se divirta enlouquecendo suas costuras.

♥♥ Bjinhos criativos ♥♥

2 comentários:

deixe aqui seu comentário,dúvidas e sugestões
conversando a gente se entende !!!

Pinheiro de Natal

 Esse tempo de Natal deixa a gente super inspirada, ainda mais quando se fala em experimentar novos projetos. Vou mostrar co...